15 de agosto de 2017

No stress: como os chás podem te ajudar a ter uma vida mais leve

Chegar em casa depois de um dia estressante, esquentar água e já preparar uma caneca
cheia daquele seu chá calmante favorito! Quem é que não ama fazer isso, se possível para se acalmar após um dia difícil? Esse hábito, que já se integrou à rotina dos brasileiros, tem uma origem muito antiga. Segundo conta-se na história dessa bebida tão icônica, a China é seu país de origem, e os chineses teriam começado a beber chá mais de 2 mil anos antes de cristo. Sempre foi um hábito colocar algumas folhas vistas como medicinais na água quente, e beber o líquido resultante.
Esse costume, que atravessa os tempos, pode ser extremamente benéfico em um mundo corrido, onde as pessoas se vêem imersas muitas vezes em situações desgastantes relacionadas ao trabalho, ao trânsito e à vida social.
Mas muito além disso, o sono pode ser atrapalhado por diversas razões como dificuldades financeiras ou no trabalho, problemas familiares, medicamentos, dores e doenças. Muitas dessas questões estão ligadas a como nosso cérebro se conecta à informação, e como podemos nos “desligar” disso através de boas práticas, antes de dormir.
E um chá pode ajudar? A resposta é sim.
Além de incluir em sua rotina o exercício físico e a alimentação balanceada, questões que todo mundo já está “careca” de saber que são muito importantes para a manutenção do equilíbrio, pequenas atitudes antes do sono podem ser imprescindíveis se aliadas a um bom chá que acalma e guia seu corpo à uma boa noite de sono.
Em um leque muito grande de sabores e ervas, algumas ganham destaque e já são bem conhecidas do público. Por exemplo, há quem diga um ditado bem engraçado: “aquele sujeito está precisando de um chá de camomila”. Isso em função de que a camomila é uma planta extremamente benéfica, cujos efeitos são capazes de reduzir a ansiedade, aliviar cólicas e dores de estômago, controlar a má digestão, dentre outros benefícios. Outra erva interessante, perfumada e calmante é o capim-limão ou erva-cidreira, que diminui a pressão arterial e é um chá extremamente saboroso.
Os exemplos são variados. Escolha o chá calmante que mais te agrada e toque a vida com leveza e tranquilidade.
Esse texto foi escrita pela Jacqueline Gonçalo - Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que vai estar contribuindo com alguns posts aqui no blog.
E vocês gostam de chá? Sabiam desses benefícios? Deixe seu comentário!
(A imagem foi retiradasi do site pinterest aqui)
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