23 de março de 2011

Óculos

  Uma história cheia de inovações .

Após uma longa história de inovações , os óculos são hoje mais do que acessórios de correção e mostram - se cada vez mais adequados e estilosos.
  
A história dos óculos começa 500 anos a.C. com algumas referências em textos do filósofo chinês Confúncio. No entanto, como suas lentes não tinham graus, durante séculos eles foram usados apenas como adorno ou como forma de discriminação social, principalmente para os doentes mentais.
  Na China antiga, os óculos eram sinônimos de poder e riqueza. As lentes não tinham grau e os pertencentes às classes menos favorecidas só podiam usar em três ocasiões : quando eram portadores de doenças mentais, para afastar maus espíritos e para acalmar as dores de cabeça. No mundo ocidental, esse artefato também era predominante em ricos e nobres até uma certa época e, posteriormente, caiu no gosto popular.
  As primeiras lentes corretivas surgiram no século Id.C. e pedras semipreciosas como o berilo e o cristal de rocha cortadas em camadas finas foram as primeiras lentes de aumento para perto.Mais tarde, passaram a ser usadas sobre os olhos e se transformaram na primeira forma de lentes corretivas.
  O primeiro par de lentes,com aros grandes de ferro unidos por rebites, foi descoberto na Alemanha em 1270. Parecido com um compasso,permitia que fosse ajustado sobre o nariz,mas ainda não trazia hastes de suporte.Ainda no mesmo século, um modelo semelhante foi criado em Florença e fez bastante sucesso.Por isso, os italianos ganharam fama como os inventadores dos óculos. Porém, foram necessários mais dois ou três séculos de pesquisas para que conseguisse um modelo seguro e confortável.
  No século XV, os modelos Pince - nez e Lornhons eram os mais usados. O primeiro não tinha hastes e era ajustado apena no nariz. Já os Lornhons vinham com uma haste lateral para ser colocado em frente aos olhos.
  As hastes fixas apoiadas sobre as orelhas só surgiram no século XVII, mas mesmo assim os modelos sem hastes continuaram a ser usados até o início do século XX, quando então começaram a ser substituídos pelos modelos Numont, com aros superiores ou inferiores finos e leves.Sua versão mais moderna faz sucesso até hoje. 
  Já os anos 50 trouxeram inovações,como as famosas armações no estilo gatinho. óculos multicoloridos,redondos e grandes são a marca registrada da década de 70. O uso do plástico e seus derivados na fabricação de armações e o avanço da tecnologia para a produção de lentes melhores e mais finas ampliaram muito as possibilidades do design de óculos em geral.Hoje em dia, estilos de diversas épocas são permitidos, como o modelo aviador, o tipo máscara, o retrô ou o mais quadrado e linear. Cabe a cada um decidir o que melhor se encaixa com os traços do seu rosto e com a ocasião escolhida .





 Texto tirado da revista -> Ribeirão Shopping .

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conversa de Closet Todos os direitos reservados
Desenvolvido por pattyrocker

Voltar
ao topo