17 de março de 2011

CHANEL : A GRANDE DIVA DA MODA

Com grande traquejo, Coco Chanel soube adaptar com maestria seus códigos estéticos às variações constantes   do gosto.

  Com estilo e elegância, Gabrielle "Coco" Chanel revolucionou a década de 20,libertando a mulher dos trajes desconfortáveis  e rígidos do final do século XIX. Um verdadeiro mito, Chanel reproduziu nas suas criações sua própria imagem ,a mulher do século XX,independente,bem sucedida, com personalidade e estilo.
  Porém a vida de Gabrielle Bonheur Chanel nem sempre foi de glória.Ela nasceu em uma família pobre e sua mãe morreu quando ela tinha seis anos,deixando - a com mais quatro irmãos aos cuidados do pai.Devido à profissão dele, um caixeiro viajante,Gabrielle e suas irmãs foram educadas em um colégio interno,enquanto os irmãos saíram para trabalhar.
  No período entre 1905 e 1908, ela adotou o nome de Coco, durante uma breve carreira de cantora de café concerto.Chanel envolveu - se primeiro com um rico militar e depois com um industrial inglês, quando conseguiu recursos para abrir uma pequena chapelaria em 1910.Abriu mais duas filiais,em Biarritz e em Deauville, na França.Seus dois protetores também a ajudaram a conseguir clientes,homens e mulheres, que passaram a frequentar sua loja.Suas criações logo caíram no gosto do público e seus negócios expandiram para o ramo da moda.
  Nos anos 1920,Chanel já era uma designer influente.Começou a desenhar roupas confortáveis,com tecidos fluidos, peças emprestadas do guarda - roupa masculino e saias mais curtas, em contrates com silhueta feminina rígida da época.Em 1922,foi criado o famoso perfume Chanel n°5 que alavancou seus negócios e se tornou legendário.Operfume foi criado por Ernest Beaux a pedido da própria Chanel, que sugeriu um perfume de mulher com cheiro de mulher.Dentro de um frasco artdéco - que foi incorporado à coleção  permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York em 1959 - , o Chanel n°5 foi o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista.O nome referia - se ao seu algarismo da sorte.
  Durante a segunda guerra mundial,Chanel chegou a trabalhar como enfermeira,uma vez vez que os negócios de moda estavam em baixa.Nesta época,envolveu-se com um oficial nazista, o que lhe custou o exílio.Em 1954,voltou a Paris e retomou seus negócios na alta costura.Nessa década, sua carreira renasceu.A marca Chanel acabou tornando - se um grande império, que inclui bolsas,sapatos, jóias,acessórios e perfumes.
  No ano de sua morte,aos 87 anos, Coco Chanel ainda trabalhava ativamente, desenhando uma nova coleção.O estilista alemão Karl Lagerfeld é, desde 1983, o diretor de criação da marca Chanel, tanto para a linha de alta costura quanto para a de prêtá- porter . O estilo clássico criado por made - moiselle, revitalizado por Lagerfeld, atravessou o século XX e se tornou atemporal. A bolsa com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur eo vestido preto são os símbolos de elegância e status que marcaram para sempre a história da moda.Mas foi seu perfume, o Chanel n°5 - considerado o mais vendido no mundo - , que a tornou milionária.


"Inovação! Não se pode ser inovador sempre.Eu quero criar clássicos." 


" Uma mulher precisa de apenas duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame " 


" Moda é arquitetura: é uma questão de proporções. "

" Chanel n°5 " 


 " Colar de pérolas "

                                             " Eu não entendo como uma mulher pode sair de casa sem se arrumar um pouco - mesmo que por delicadeza. Depois,nunca se sabe,talvez seja o dia em que ela tem um encontro com o destino. E é melhor estar tão bonita quanto for possível para o destino. "



- Texto tirado da revista " Ribeirão Shopping " .Julho 2009

Comentários

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Sou apaixonada pela última frase <3 Filosofia de vida hehe
    Beijos,
    Paty
    www.entendademoda.com.br

    ResponderExcluir

Conversa de Closet Todos os direitos reservados
Desenvolvido por pattyrocker

Voltar
ao topo